segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como treinar seu cérebro para emagrecer.


Os alimentos altamente calóricos olham para você como se estivessem te chamando? Se os chocolates dizem “coma-me” e você não resiste, saiba que é possível controlar seu cérebro para trocá-los por saladas e alimentos saudáveis.


Isso porque não há uma razão biológica para a maioria de nós preferirmos sorvete a brócolis. A razão disso é o instinto, e lutar contra ele é o maior desafio.


Esse tal instinto – inimigo das dietas – é do tempo das cavernas, literalmente. Na maior parte da história humana, as pessoas não tinham alimentos o suficiente. Por isso a procura por gordura e alimentos altamente calóricos era grande – tudo pela sobrevivência.


Agora, as opções de alimentos são variadas e facilmente adquiridas. Mesmo assim, o cérebro tende a buscar alimentos ricos em calorias sempre que eles estão por perto, para evitar morrer de fome como no passado.


Isso ajuda a explicar porque aquele bolo de chocolate é tão irresistível, ou porque você dá aquela paradinha na loja de doces, mesmo sabendo que precisa seguir a dieta.


Analogamente, é uma situação como a de um dependente químico que se viu livre do vício ao passar por uma clínica de reabilitação, mas que não pode ver a droga pouco tempo depois ou pode cair na tentação novamente.


Pesquisas no Japão também sugerem que os desejos são influenciados pelo ambiente, como mulheres japonesas viciadas em sushi. O desejo por algum tipo de alimento é influenciado também por tradições alimentares e culturais.


Mas até os chocólatras podem trocar o chocolate pelas frutas. Quando uma pessoa desiste de alimentos que costumava desejar e consegue perder peso por isso, psicologicamente esse alimento fica associado negativamente.


Confira abaixo três passos para trocar os alimentos gordurosos pelos saudáveis:


 a.. Limpe seus armários: gosta muito de chocolate e está engordando por causa disso? Retire todos os indícios dele de sua casa – desde os bombons até os cookies. A tigela que costumava receber doces pode receber agora bolinhas de gude, ou quem sabe flores para a decoração.
 b.. Transporte alimentos saudáveis: leve maçãs ou a fruta de sua preferência na bolsa. Barrinhas de cereais também são boas pedidas. Assim, quando bater aquela fome e você não estiver em casa, poderá continuar seguindo a dieta saudável.
 c.. Alimentos pouco saudáveis? Só no meio da refeição. Nas primeiras duas semanas da dieta, o ideal é que se evite comer alimentos pouco saudáveis, para se desprender do desejo. Depois disso, é possível comer até 100 calorias daquela comida no meio da refeição.
É a “técnica do sanduíche”. Se você come chocolate no início de uma refeição, quando você estiver com muita fome, por exemplo, seu cérebro vai associar o chocolate com a sensação de saciedade e felicidade. Se você ingere o doce no final, o cérebro vai se lembrar de como ele foi delicioso da última vez que você provou. Por isso, quando bater a vontade de chocolate, prefira ingerir no meio da refeição.

sábado, 13 de agosto de 2011

Conheça a Dieta Antifome!



Aprenda como se alimentar nos dias frios e saciar a fome. Com cardápio adequado é possível ficar satisfeito e comer bem, de forma saudável e sem culpa.
Escolher os alimentos certos e consumir as quantidades ideais de nutrientes e minerais é fundamental para matar a fome. Além disso, a sensação de estar satisfeito não está relacionada necessariamente com a quantidade, mas com a forma como a gente come. Quanto mais devagar, mais vezes mastigamos e isso indica para o cérebro que estamos nos alimentando bem. Resultado: a fome vai embora. Do contrário, quando comemos muito depressa, a sensação de saciedade não é completa.
Seguindo orientação de uma nutricionista, a dieta que é um bom exemplo, começa com um copo de suco natural ou uma fruta e depois duas fatias de pão integral com requeijão light. Requeijão é fonte de proteína, assim como o leite e o iogurte, que deve ser tomado em seguida. “Toda proteína tem uma digestão um pouco mais lenta, o que faz com que você se sinta saciado por um período maior”, explica a nutricionista Alessandra Pereira.
Deve-se evitar os biscoitos, queijos amarelos e o pão francês. “Ele tem uma farinha branca que causa menos saciedade do que o pão integral”, alerta a nutricionista.
Na correria do dia a dia, para quem não tem tempo de parar para comer, a dica é consumir um mix de frutas secas: dois damascos e duas ameixas, que além de serem fontes de vitaminas e minerais, possuem fibras. E também uma castanha do Pará. Alessandra explica: “A castanha contém um óleo bom e a ameixa e o damasco, além de serem fontes de vitaminas e minerais, possuem fibras. É muito prático para deixar no escritório e sempre lançar mão quando a fome bater”.
Para almoçar num restaurante, a atenção tem que ser redobrada. O ideal é colocar verduras e legumes na metade do prato, trabalhando sempre as cores por causa das vitaminas e minerais. Na outra metade, colocar arroz, feijão e uma carne, fonte de proteína.
A tradicional combinação brasileira de arroz e feijão é perfeita: tem todas as substâncias que matam a fome. E na sobremesa, mais fibras para preencher a vontade de comer durante a tarde: uma fruta do tamanho da palma da mão, como pêra, maçã ou banana. Se for uma fruta maior, coma uma fatia e se for picada, uma xícara.
No jantar a opção é sopa de macarrão, carne e legumes. A dieta antifome termina doce e surpreendente com uma barra ou vinte gotinhas de chocolate. “Ele tem uma função de saciedade no nosso organismo porque libera uma substância no cérebro, principalmente o chocolate amargo”, explica a nutricionista.Fonte: Jornal Hoje

Veja agora, a dieta antifome completa!
Dieta antifome (1400 a 1600 calorias)
Café da manhã
- 200 ml de leite desnatado com café e adoçante ou 1 pote de iogurte desnatado
- 2 fatias de pão integral ligth com 1 colher de sobremesa de requeijão ligth
- 1 fruta
Lanche da manhã
- 1 castanha-do-pará
- 2 damascos secos
- 2 ameixas pretas secas
Almoço
- 1 colher grande de arroz integral
- 1 concha pequena de feijão
- 1 filé (120 g) de carne vermelha ou branca magra, cozida, assada ou grelhada
- 4 colheres de sopa de um vegetal vermelho ou amarelo escuro, como beterraba, tomate ou cenoura
- Salada de folhas verde escura (à vontade)
- Sobremesa: 1 fruta
Lanche da tarde
- 200 ml de iogurte desnatado com 2 colheres de sopa de aveia em flocos ou a repetição do lanche manhã
Jantar
- 2 conchas médias de sopa de legumes com macarrão
- Sobremesa: 2 colheres de sopa de doce de frutas ou 1 barra de 30 gramas de chocolate
- Outra opção é repetir o almoço
Ceia
- 1 fruta com 1 colher de sopa de aveia em flocos


Fonte:  http://byebyegordura.com.br

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

09 meses de cirurgia *05/08/2011*

 antes - 9 meses 
 antes - 9 meses 
 antes - 9 meses 
 antes - 9 meses 
antes - 9 meses 

Dicas de como se comportar magro em um mundo gordo

Vivemos a ilusão de que o peso magro traz a felicidade, e consequentemente a busca por esse objetivo se tornou uma meta para milhares de pessoas.
O caos se instalou na nossa sociedade, a busca do corpo magro, esbelto e malhado. Mulheres e homens obcecados pela idealização de alcançar esse corpo escultural, não percebem que a solução, depende somente de comportamentos que escolhemos ter em nosso dia a dia, quando nos relacionamos com a comida.
Desenvolver comportamentos magros é o primeiro passo para perdermos peso, e tornarmos a manutenção do corpo magro concreto. Esse processo exige a aprendizagem de novas condutas de comportamento.


Vamos em busca de mudanças?
- Metas realistas servem para que se tenha tempo de se familiarizar com novas propostas alimentares, e não desista com facilidade. Coloque um prazo, e se proponha a perder peso devagar, conseguindo assim, manter o peso perdido, a cada mês. Lembre-se, perder peso é fácil, o difícil é mantê-lo;
- As trocas devem ocorrer de forma consciente. Não sinta pena de você pelas suas escolhas, pense que é uma opção sua alcançar o peso que fará sentir-se bem, e esse processo, depende somente de seus comportamentos em relação à comida;
-Quando sentar-se para comer, ao abrir a geladeira, lembre-se de se perguntar: Estou com fome, ou estou com vontade de comer?
- Fome é uma sensação estranha, que você sente na barriga. Alguns relatam que é como se as paredes do estômago se encostassem de tanta fome (ou nó no estomago); e vontade de comer, é aquela sensação sem explicação certa, aí você come, come outra vez, e a sensação de querer continuar a comer, não passa.
- É importante pensar, e caso seja só vontade de comer, experimente um banho relaxante, dar aquele telefonema para uma amiga que há tempo não vê, tome um copo de água, converse com os filhos, marido, namorado, e pense no que está sentindo, para que não use a comida de forma a engordar e satisfazer uma necessidade que não é a de nutrição e sim de amenizar alguma sensação ruim ou situação desagradável que está sentindo no momento;
- Se condicione a anotar todas as suas refeições, o horário, a quantidade, e com quem está, com o objetivo de identificar os sentimentos relacionados com a quantidade de comida ingerida, e a situação ao qual se encontra na hora de comer;
- Aproveite todas as oportunidades de subir escadas, e aproveite para caminhar. Uma boa estratégia é levar seu cão para passear, ande de bicicleta, dance, entre outras atividades que lhe dão prazer.


Esse processo de aquisição de novos comportamentos ajudará a desenvolver um repertório de estratégias, do qual aplicará em sua rotina alimentar, de forma adequada a sua realidade, assim emagrecendo e mantendo o peso almejado. Este trabalho visa cuidar das questões emocionais relacionados com o sobrepeso/obesidade.
Lembre-se, não existe mágica, existe sim, a opção de se buscar uma melhor relação com seu peso, com você e com sua autoestima.


Retirado do grupo Gastroplastia.