Escolher os alimentos certos e consumir as quantidades ideais de nutrientes e minerais é fundamental para matar a fome. Além disso, a sensação de estar satisfeito não está relacionada necessariamente com a quantidade, mas com a forma como a gente come. Quanto mais devagar, mais vezes mastigamos e isso indica para o cérebro que estamos nos alimentando bem. Resultado: a fome vai embora. Do contrário, quando comemos muito depressa, a sensação de saciedade não é completa.
Seguindo orientação de uma nutricionista, a dieta que é um bom exemplo, começa com um copo de suco natural ou uma fruta e depois duas fatias de pão integral com requeijão light. Requeijão é fonte de proteína, assim como o leite e o iogurte, que deve ser tomado em seguida. “Toda proteína tem uma digestão um pouco mais lenta, o que faz com que você se sinta saciado por um período maior”, explica a nutricionista Alessandra Pereira.
Deve-se evitar os biscoitos, queijos amarelos e o pão francês. “Ele tem uma farinha branca que causa menos saciedade do que o pão integral”, alerta a nutricionista.
Na correria do dia a dia, para quem não tem tempo de parar para comer, a dica é consumir um mix de frutas secas: dois damascos e duas ameixas, que além de serem fontes de vitaminas e minerais, possuem fibras. E também uma castanha do Pará. Alessandra explica: “A castanha contém um óleo bom e a ameixa e o damasco, além de serem fontes de vitaminas e minerais, possuem fibras. É muito prático para deixar no escritório e sempre lançar mão quando a fome bater”.
Para almoçar num restaurante, a atenção tem que ser redobrada. O ideal é colocar verduras e legumes na metade do prato, trabalhando sempre as cores por causa das vitaminas e minerais. Na outra metade, colocar arroz, feijão e uma carne, fonte de proteína.
A tradicional combinação brasileira de arroz e feijão é perfeita: tem todas as substâncias que matam a fome. E na sobremesa, mais fibras para preencher a vontade de comer durante a tarde: uma fruta do tamanho da palma da mão, como pêra, maçã ou banana. Se for uma fruta maior, coma uma fatia e se for picada, uma xícara.
No jantar a opção é sopa de macarrão, carne e legumes. A dieta antifome termina doce e surpreendente com uma barra ou vinte gotinhas de chocolate. “Ele tem uma função de saciedade no nosso organismo porque libera uma substância no cérebro, principalmente o chocolate amargo”, explica a nutricionista.Fonte: Jornal Hoje
Veja agora, a dieta antifome completa!
Dieta antifome (1400 a 1600 calorias)
Café da manhã
- 200 ml de leite desnatado com café e adoçante ou 1 pote de iogurte desnatado
- 2 fatias de pão integral ligth com 1 colher de sobremesa de requeijão ligth
- 1 fruta
Lanche da manhã
- 1 castanha-do-pará
- 2 damascos secos
- 2 ameixas pretas secas
Almoço
- 1 colher grande de arroz integral
- 1 concha pequena de feijão
- 1 filé (120 g) de carne vermelha ou branca magra, cozida, assada ou grelhada
- 4 colheres de sopa de um vegetal vermelho ou amarelo escuro, como beterraba, tomate ou cenoura
- Salada de folhas verde escura (à vontade)
- Sobremesa: 1 fruta
Lanche da tarde
- 200 ml de iogurte desnatado com 2 colheres de sopa de aveia em flocos ou a repetição do lanche manhã
Jantar
- 2 conchas médias de sopa de legumes com macarrão
- Sobremesa: 2 colheres de sopa de doce de frutas ou 1 barra de 30 gramas de chocolate
- Outra opção é repetir o almoço
Ceia
- 1 fruta com 1 colher de sopa de aveia em flocos
Fonte: http://byebyegordura.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário