segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dicas de como perder peso


1. Na hora de escolher uma dieta, opte por aquela que tiver mais a ver com o seu perfil. Analise a que melhor se encaixa com as suas preferências alimentares. Só assim as chances de você abandoná-la no meio do caminho serão menores.
2. Antes de optar por essa ou aquela dieta, converse com o seu médico ou nutricionista de confiança. Quanto mais informação tiver, melhor será a sua decisão. Analise, por exemplo, se será fácil segui-la com o estilo de vida que você leva.
3. Tente programar as refeições com maior antecedência. Se souber exatamente onde, quanto e o que vai comer, as chances de você não quebrar a dieta serão menores. Se a cantina do trabalho não for das melhores, leve lanche de casa.
4. Já ouviu falar de ambientes obesogênicos? Pois é, fuja deles. Aprenda a dizer "não" para convites que podem obrigá-lo a sair da dieta: como um happy-hour com os amigos depois do trabalho ou, então, o almoço de domingo na churrascaria-rodízio com a família.
5. Em matéria de emagrecimento, acredite: equilibrar o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras é sempre melhor do que simplesmente restringi-lo. Não existem alimentos bons ou ruins. Bom ou ruim é o uso que fazemos deles.
6. Devagar e sempre. Ainda não inventaram maneira mais segura de emagrecer. Desconfie das dietas que prometem eliminar 2 quilos ou mais por semana. Em alguns casos, você emagrece rápido no começo porque boa parte do peso que se perde é músculo e água.
7. No mundo das dietas, nenhum regime é revolucionário. Pelo contrário. Você não precisa deixar de comer o que gosta para perder peso. Precisa, apenas, comer menos. A fórmula é matemática: se consumir menos caloria do que gasta, você emagrece. Se consumir mais, engorda.
8. Antes de iniciar uma dieta, tente descolar o apoio de um amigo, parente ou, quem sabe, parceiro de dieta. Pesquisas revelam que casais que fazem dieta juntos tendem a perder mais que o dobro de peso do que homens e mulheres que tentam alcançar, sozinhos, o mesmo objetivo.
9. Seja realista. E procure traçar metas realistas de emagrecimento também. Que tal fazer planos a médio e longo prazos, como perder 1 kg por mês, por exemplo? Saiba que você jamais conseguirá eliminar em dias a gordura acumulada ao longo de anos.
10. Não basta comer menos. É preciso mexer-se mais. Para isso, nada melhor do que começar, de uma vez por todas, aquela atividade física que sempre sonhou fazer, mas nunca teve coragem de começar. Pagar academia não é suficiente. É preciso frequentar as aulas também.

Fonte:  Por André Bernardo - Revista Viva Saúde. 

Nenhum comentário: