segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CONHEÇA ALIMENTOS FUNCIONAIS

Fígado 

Pode entortar o nariz, mas esse tipo de carne faz bem à saúde, sim. Seja de boi ou de galinha, é uma importantíssima fonte de vitaminas e tem 9 das 11  principais ao organismo. Ajuda na formação de hemoglobina, que transporta oxigênio para os tecidos. Pode ser um aliado no combate à anemia, ou até evitar que ela se instale. 

Iogurte

Contém micro-organismos vivos, que permanecem no intestino e protegem a flora bacteriana. Com isso, inibem as bactérias que fazem mal ao sistema digestório, e turbinam a imunidade. É um santo remédio contra diarreia, mas, nesse caso, deve ser com baixo teor de gordura. É riquíssimo em vitamina B12 e aminoácidos que combatem a anemia, além de cálcio e mineral. Ótima opção para quem não se dá muito bem com o leite. Por ser coalhado, preserva os nutrientes da bebida, mas é de fácil digestão porque seus micro-organismos consomem a lactose.

Linhaça

É um bálsamo para o intestino e contra a TPM. No primeiro caso, porque apresenta em sua composição tanto fibras insolúveis, que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema digestório, quanto as solúveis, que formam uma espécie de gel no intestino. Contra a TPM, a linhaça é eficiente porque tem lignanas, que auxiliam no equilíbrio hormonal. Se não bastasse, é altamente nutritiva, com vitaminas B1, B2, C, E e caroteno, além de ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Brócolis

Ele é da família dos crucíferos, que exercem um importante papel na redução do risco de cânceres, graças à presença do glucosinato. Essa substância tem ainda propriedades bactericidas e detoxificantes, além de ser rica em fibras, bioflavonoides, vitamina C e A, ácido fólico e ferro. Mais um motivo para comer brócolis: uma pesquisa publicada no Clinical Imunology afirma que ele ajuda a proteger contra inflamações respiratórias que causam asma e rinite alérgica.

Ovo

É uma das principais fontes de colina, substância que entra na formação do tecido cerebral. Graças à luteína e à zeaxantina, o ovo ajuda a prevenir problemas nos olhos como degeneração macular relacionada à idade (DMRI). É também uma boa fonte de vitamina D, que deixa os ossos fortes, e triptofano, que aumenta a sensação de prazer. Sua fama que perdurou durante anos — de algoz do coração — é justificada. O alimento contém uma grande quantidade de colesterol, mas nem todo ele é absorvido, ainda mais se a alimentação for equilibrada. Pessoas com problemas cardíacos devem limitar o consumo a dois ovos por semana. Para quem é saudável, não há mal algum em comer um por dia.

Peixes 

Os melhores para a saúde são os que têm a carne mais gorda como o salmão, o arenque e a cavala. Isso porque na gordura deles há ômega-3, um verdadeiro elixir para o coração. Funciona na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição da pressão sanguínea e do acúmulo de gordura nas artérias, além de melhorar a ação da insulina e diminuir os triglicérides.

Maçã

Há um ditado inglês que diz que “uma maçã por dia mantém você longe do médico”. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos EUA, comprovou que tanto a fruta quanto o suco dela retardam os processos de oxidação, que podem levar à formação das placas nas artérias. Além disso, as fibras da maçã agem no estômago e intestino como uma esponja, limpando os resíduos que poderiam provocar má digestão.

Soja

Considerado por vários dos nutricionistas entrevistados um alimento completo. Isso por ser rico em proteínas vegetais de alta qualidade nutricional, fibras solúveis e fitonutrientes. Se não bastasse isso, a soja é pra lá de versátil. Pode ser consumida na forma de suco, queijo (tofu), grãos, molho (shoyu) e proteína texturizada.

Romã

É rica em antioxidantes como o ácido elágico, as antocianinas e fitoquímicos, como as catequinas, que ajudam a defender o organismo do câncer, das doenças cardíacas e de agentes infecciosos. Em sua composição há também uma grande quantidade de manganês, mineral essencial para o fortalecimento dos ossos e dentes, e potássio, associado à redução da pressão arterial.

Berinjela

Um trabalho realizado no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) avaliou o efeito do consumo de berinjela em coelhos com colesterol alto. Todos os dias pela manhã, durante três semanas, os animais consumiram berinjela. No final do estudo, o colesterol dos bichinhos caiu 30%. Outro efeito positivo é manter saudável o intestino, pois contém fruto-oligossacarídeos, com ação probiótica.

Gergelim

Bom para quem está na pós-menopausa. A sesamina, uma das substâncias que entram na composição do gergelim, tem atividade estrogênica. Assim, ajuda a repor de forma natural os hormônios que tendem a decair nessa fase da vida. Além disso, é antioxidante e contém uma série de nutrientes, como o cálcio.

Quinoa

O grão é formado por 23% de proteínas. Contém todos os aminoácidos, fi bras e potássio, e é uma ótima fonte de carboidrato com baixo índice glicêmico. Por isso, ajuda a aumentar a saciedade e a proteger contra o diabetes. É um excelente alimento para atletas, vegetarianos e para quem quer emagrecer.

Tomate

É a mais importante fonte de licopeno — que confere a ele a cor vermelha —, com propriedades anticancerígenas e antioxidantes. É especialmente eficiente contra câncer de próstata e trato gastrointestinal, em estudos de laboratório. Falta ainda comprovar, na prática, como funciona nos humanos. Um estudo da Universidade de Northwestern, nos EUA, demonstrou que o licopeno é capaz de agir em células na fase pré-cancerosa, evitando que se transforme em cancerosas. Contém também ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo estresse oxidativo, protegendo contra a doença de Alzheimer, de Parkinson e da demência senil.

Uva e vinho

Um brinde aos dois. As cascas de uvas vermelhas e roxas escuras são ricas em determinados tipos de compostos que apresentam a capacidade de prevenir a oxidação do LDL — colesterol ruim. Assim, reduzem o risco das doenças cardiovasculares. O vinho tinto apresenta também um alto conteúdo desses compostos, cerca de 20 a 50 vezes maior do que o vinho branco. Além disso, trabalhos recentes mostram que o vinho tinto é também uma fonte significante de resveratrol, elemento encontrado na casca de uvas e que tem a capacidade de prevenir o câncer e doenças cardíacas.

Nenhum comentário: