terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ansiedade “inimiga número um de quem quer emagrecer”

“Ansiedade” se trata de um distúrbio emocional, mais conhecido como nervosismo ou medo. Segundo a psicóloga Maria de Abreu, ansiedade é uma reação natural ao perigo percebido, ou seja, é um “aviso”, um alerta que nosso corpo emite, de que algo não está bem, que há algum perigo por perto. Uma pessoa que sofre de ansiedade tem sempre a sensação que algo ruim esta sempre por acontecer, ou que esta em perigo e geralmente, se sentem ameaçadas e vulneráveis em situações comuns do dia a dia, afetando diretamente o meio que a pessoa vive, trabalho, família, atividades cotidianas, relacionamentos íntimos e sociais.  Crises de ansiedade afetam diretamente a imunidade do organismo e provoca desequilibro no metabolismo, por isso podemos dizer que ela é a inimiga numero um para quem quer emagrecer. Pessoas ansiosas, como eu, dificilmente conseguem manter o controle da boca, querem resultados imediatos, não possuem muita paciência e geralmente desistem dos seus objetivos sem antes concluírem o percurso.


como combater a ansiedade

Características da Ansiedade

Pessoas ansiosas apresentam preocupações exageradas no dia a dia, seja no trabalho, em casa, em situações corriqueiras e cotidianas, em família, em relacionamentos. Geralmente quem sofre desse distúrbio, possui a boca seca, coração acelerado e vive sempre cercado de medo e com impressão que a qualquer momento algo ruim vai acontecer. Em determinadas situações sentem aquela angustia no peito que sufoca, que te a sensação de dor, de aperto. Essas pessoas acometidas de ansiedade, se preocupam demasiadamente com a saúde, com a família, com o dinheiro e o trabalho, apresentam medo de objetos simples ou situações particulares que possam a vir a expor. Dos aspectos físicos, a ansiedade provoca muita dor muscular, principalmente na nuca, nos ombros, e na cervical. Dos aspectos cognitivos, provoca dificuldade de concentração, dificuldade para dormir, preocupações frequentes, irritabilidade, nervosismo, problemas estomacais, tremores, calafrios e mãos suadas.

Tratamento

* Medicamentos específicos para esse tipo de patologia seguidos de receita médica e assistidos por um especialista da área;

* Terapia com psicóloga ou médico psiquiatra;

3 dicas de como controlar e evitar as crises de ansiedade durante a dieta

1. cabeça fria, mente e corpo relaxados, não fique preso ao discurso da perda de peso, nem controlando cada detalhe. Pesando-se todos os dias e observando cada grama perdida.  Evite somar calorias dos alimentos ingeridos, evitando assim o stress de quantas calorias ingeriu.

2. Seja positivo, determine pra você mesmo uma meta, foque nessa meta, todos os dias, de manha repita pra você mesmo a sua meta em voz alta, e caminhe sem olhar pra trás, confiante de que você atingira seus objetivos.

3. Não exija e nem cobre tanto de você. Esse tipo de situação desgasta e gera stress aumentando o quadro de ansiedade, como consequência, você vai se sentir desanimado, desestimulado, cansado, o segredo é, dar tempo ao tempo e esperar pelo resultados e comemorar cada um deles no seu tempo.

Dica de Amiga

Controlar a ansiedade é o primeiro passo para quem quer perder peso e emagrecer com saúde. Como já foi citado acima, esse disturbo tira nossa atenção do foco, dificulta nossa concentração e atrapalha o nosso sono. Mas existem vários modos de controlar, um deles é alimentação, depois o casamento entre atividades físicas + alimentação rica em vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, também trará excelentes resultados. Eu costumo dizer, que é  tudo uma questão de opinião, se você decidir que quer emagrecer e focar nesse objetivo, o resto é RESTO.


Por Priscilla Rodighiero - Site http://emagrecervidaesaude.com.br 

Nenhum comentário: