quinta-feira, 22 de março de 2012

Dieta líquida na cirurgia da obesidade



A obesidade é um problema crescente em todo o mundo e nem sempre apresenta boa resposta ao tratamento clínico-nutricional. Doenças como diabetes, doenças cardiorrespiratórias, dislipidemia, esteatose hepática e doenças musculoesqueléticas, consequentes da obesidade, são uma ameaça à vida e precisam de intervenção. Diante do insucesso dos tratamentos convencionais, a cirurgia bariátrica é um tratamento eficaz para indivíduos com obesidade grau II associada a doenças e obesidade grau III.
Os pacientes candidatos à cirurgia da obesidade obrigatoriamente deverão respeitar um período de alimentação restrita (dieta líquida) com evolução progressiva até retornar à dieta geral. A dieta líquida deve ser iniciada aproximadamente 3 dias antes da cirurgia e mantida nas duas primeiras semanas após a mesma, caracterizando-se como uma fase de adaptação. O objetivo desta fase não é a perda de peso, mas sim manter a hidratação e o repouso gástrico, fundamental para a cicatrização das linhas de sutura, evitando complicações graves como as fístulas digestivas.
Após a cirurgia, o volume de ingestão é baixo, e deve respeitar intervalos regulares, aproximadamente 30-50 ml (1 copinho de café) a cada 15-20 minutos. O recomendado ao final de 24 horas, é que o paciente tenha ingerido aproximadamente 40 copinhos, correspondendo a dois litros de líquidos por dia, mantendo assim sua hidratação. O consumo de líquidos deve ser constante, independente da sede!
Como consequência da alimentação líquida, a perda de peso é acentuada nestas duas semanas, e o uso de suplementos nutricionais específicos para evitar carências de vitaminas e de minerais deve ser iniciada durante o período de internação hospitalar e mantida por período indeterminado.
Devido à alimentação restrita, os pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica necessitam de acompanhamento nutricional constante. Desta forma, o nutricionista será o responsável por auxiliá-lo quanto aos alimentos permitidos e proibidos, a forma de preparo e a consistência dos alimentos que deverão ser ingeridos durante todas as fases que envolvem o pós-operatório. Paralelo a esta evolução, é necessário a adesão do paciente ao trabalho de educação nutricional, com intuito de evitar deficiências nutricionais e o reganho de peso futuro.
ATENÇÃO! Após a cirurgia, não introduza novos alimentos ou mude o volume e consistência da dieta antes de consultar o seu nutricionista!
Retirado do Site do Einstein. 21/3/2012 11:23 | Thiago Sacchetto de Andrade, nutricionista do Centro de Cirurgia da Obesidade Einstein

Um comentário:

A Magia do Sorriso disse...

Vou ler isso de dieta liguida depois do dia 11 ta ??? ¬¬
kakakakkakakka
adoro suas dicas