sexta-feira, 9 de março de 2012

O que é dumping?

É a passagem rápida do conteúdo gástrico, ou seja, dos alimentos presentes no estômago, para o intestino, principalmente dos alimentos ricos em açúcar. Os sintomas comuns são náuseas, fraqueza, suor frio intenso, desmaios e diarréia após a alimentação. É necessário evitar os alimentos ricos em açúcar. 


A síndrome de dumping é complicação pós-cirúrgica comum depois de cirurgia gástrica. Os sintomas de dumping produzem morbidade considerável. 
Felizmente, as indicações para cirurgia gástrica estão declinando, embora a necessidade de cirurgia gástrica em casos de emergência não tenha mudado. 
Inicialmente, os pacientes com esta afecção devem ser tratados clinicamente com modificações da dieta e octreotida. Deve ser dada muita atenção ao estado nutricional do paciente. Se a conduta clínica falhar em proporcionar alívio adequado dos sintomas, deverá ser oferecida cirurgia para remediar com a compreensão de que mesmo a intervenção cirúrgica pode não ser bem-sucedida. 


Dieta: Proibições e instruções na dieta são muito importantes na conduta para a síndrome de dumping. 
A ingestão diária de calorias se divide em 6 refeições. 
A ingestão de líquidos durante e com as refeições fica restrita. É útil evitar líquidos por pelo menos meia hora depois de uma refeição. 
É melhor evitar açúcares simples. Leite e derivados, em geral, não são tolerados e devem ser evitados. 
Como a ingestão de carboidratos fica restrita, a ingestão de proteínas e de gordura deve ser aumentada para preencher as necessidades energéticas. 


A maioria dos pacientes tem sintomas relativamente leves e responde bem às manipulações da dieta. Em alguns pacientes com hipotensão pós-prandial, o decúbito dorsal por 30 minutos depois das refeições pode adiar o esvaziamento gástrico e também aumentar o retorno venoso, assim minimizando as chances de síncope. 


A suplementação de fibras na dieta tem comprovado efeito no tratamento de episódios hipoglicêmicos. Muitas terapias clínicas têm sido testadas, incluindo pectina, goma de aguar e glucomannan. Estas fibras da dieta formam géis com carboidratos, resultando em demora na absorção da glicose e prolongamento do tempo de trânsito intestinal. 


SINTOMAS:
a. Vontade de se deitar 
b. Palpitações 
c. Cansaço 
d. Iminência de desmaio 
e. Síncope 
f. Diaforese 
g. Cefaléia 
h. Rubor 


Matéria retira do site ExGordos

Um comentário:

A Magia do Sorriso disse...

Mtu chato esse dumping ...
Alguns pacientes tem sincope na mha cadeira ! rsssss !!! não é nda agradavel !